Relato deveras ilustrativo e quiçá pormenorizado de uma estadia de exactamente 9 meses, 16 dias, 6 horas, 56 minutos e um número sem dúvida interessante de segundos e seus submúltiplos nos arredores da bela cidade de Platteville do 30º estado dos pequenos e nada importantes para a economia mundial Estados Unidos da América - Wisconsin - com recurso às mais diversas ferramentas de informação, comunicação e tal, de modo a transmitir, informar acerca de, comunicar, contar, dar a conhecer (e outros sinónimos destes últimos), da melhor forma possível e sem cometer falácias que prejudiquem a inteligibilidade do texto, as peripécias de um jovem português exilado num programa de intercâmbio cultural.

ou (traduzido por miúdos)

Coiso.

ou ainda (traduzido por miudinhos mesmo mesmo piquenos)

O meu (espantástico) ano nos EUA!!


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pois...o meu relógio está...aaah...estragado...não funcemina, portanto

Isto é claramente uma questão cultural. Ou será geracional? Quando eu disse "amanhã", falava como uma criança terráquea (daí a culturalidade..sabe-se lá como é que as crianças verdes e esquisitas fazem...) quando por exemplo se refere a um acontecimento de há 5 meses como "ontem". Era na mesma onda. Não sei como é que não perceberam...é preciso explicar tudo também...

Não, agora a sério...o meu telemóvel estava sem bateria...e o meu computador está com falta de pilha no relógio...e eu não tenho bem noção do tempo...parece que foi ontem que vos escrevi...! Ha...ha...

Oh well, desculpem lá...lol simplesmente não tive tempo. :) Estou perdoadíssimo, certo?

E "ontem" fiquei no Domingo...! Segunda feira começou a grande Homecoming Week! E foi mesmo grande, apesar de como as outras possuir apenas 6 dias...

O Homecoming é a celebração da reentrada nas aulas (sim, estes romanos, aaah americanos são loucos). Anyway, é sempre marcado numa semana em que haja um jogo de futebol americano fácil porque o dito é um dos pontos altos da semana e ninguém se quer dar ao luxo de perder...é muuuito embaraçoso...por isso é que neste caso só aconteceu um mês depois das aulas começarem.

Na semana do Homecoming cada dia é um dress-up day diferente. Na segunda-feira foi o Twin Day e eu e o meu bro Mateo orgulhosamente vestimos  t-shirt dos Wisconsin Badgers (equipa de futebol americano da universidade) e fomos todos catitas, que nem...capuchinhos vermelhos...apesar de a t-shirt ser branca...ok, isto hoe está mau...peço desculpa. Bem, a verdade é que toda a gente ia tão igual ao seu gémeo que ninguém diria que nós éramos gémeos...portanto quando alguém perguntava éramos gémeos, mas falsos. Simples...

Neste dia foi também a audição para o musical. Depois de um intenso treino de crosscountry e uma extensa lesão no mecanismo de dobragem do membro inferior constante do mesmo lado da extremidade do braço utilizada pela maioria da população humana para redigir - aka joelho direito - tive a sessão de dança....eu a dançar Elvis Presley...foi deveras lindo. Não, mas agora a sério - era super complicado e não correu lá muito bem. Porém, a parte de cantar e de representar correu optimamente e a verdade é que...no Sábado soube que consegui um papel principal...! O rapazinho chama-se Dean e está apaixonado pela Lorraine. Parece-me importante referir a parte do guião que diz: "Dean and Lorraine were making out, when suddenly Dean's mother appears...". Não perguntem...claro que é gira...mas mesmo assim...! Anyway, a seguir ao IMENSO  esforço  na audição...fui para a parte de trás da escola (onde já estava toda a gente) e onde se ia acender uma fogueira tamanho XXXL (não sei se apanham a ironia...). Só para verem até lá estavam os senhores bombeiros só para o caso de... Havia um DJ a passar música (nothing to do with our disco's music by the way), tudo no dancing e finalmente acendeu-se a dita...e cada vez o pessoal se afastava mais dela tal era o calor que aquele monstro emanava (eheh nem sabia que ainda conseguia mandar assim palavrinhas caras lol). A seguir foi anunciado o Homecoming Court, composto pelos Seniors (escolhidos pelos seus "colegas" - desculpe Stor Pedro) de entre os quais se havia de escolher no Baile suas Majestades o Rei e a Rainha. E para acabar em grande, esta musiquinha...é a lócura... http://www.youtube.com/watch?v=5I-SbwCHJ80

Na 3ª feira, era o dia da Favorite Rock Band e eu e o Yang (se é que se recordam dele do último post) resolvemos, porque ambos gostamos dos Queen, ir vestidos de...isso mesmo...Rainhas. Mas...o director não nos deixou e portanto o plano foi por água abaixo...pena, não é? Também acho. De qualquer forma, nesse dia quase não estive na escola porque fui para a Universidade do Wisconsin - Platteville para participar no UWP Honor Choir Festival. E foi espectacular. Este "festival" consiste no gathering (já nem sei a palavra em Português...) de rapazes e raparigas (e outros...isto aqui é impossível...) dos coros de várias high schools da região e pô-los a cantar com os coros da universidade - mas por géneros. Portanto, os rapazes cantam num coro só de homens e as ilustres elementas do sexo feminino, num só de senhoras (e os indecisos acho que podem escolher, não sei...jk). E tenho-vos a dizer que é brutal...tudo...! - a sonoridade, as pessoas, os maestros (um deles houve uma altura que disse "Agora aí nesse sítio não vão respirar, mas só antes da próxima frase. E sim...ponham-se a escrever...vocês são homens, vão-se esquecer...". Quem sabe, sabe...). Quando eu tiver acesso às gravações ponho aqui no blog. Garanto-vos que vão ficar impressionados. Além disso, quando chegámos, havia montões de donuts e sumos e outras "cenas" e portanto foi mesmo um bom dia para este português esfomeado...ehe. Ainda consegui pôr esta música na cabeça de toda a gente http://www.youtube.com/watch?v=Kmv3WlKa6U8 e enganar umas amigas minhas mais uma vez (já nem me lembro com o quê) e portanto já tenho fama de bom actor lol. Giro, giro foi ver uma velhota a tocar o acompanhamento a esta música no piano...admito que com todo o entusiasmo cheguei a achar que a senhora ia ter um AVC ou assim...não têm noção... http://www.youtube.com/watch?v=_f_6w_bVKM4 (começa mais ou menos em 0:40).

No dia a seguir foi...TOGA DAY. Muito bom. Devíamos implementar isto em Portugal. Basicamente enrolei um lençol em minha volta à Romano e fui assim para a escola. E os todos os outros Seniors (12º) também, claro. Mesmo bacano. Mas não sei como é que os Romanos aguentavam...a meio do dia começa-lhe-se a dar as comichões (ao corpo, portanto) e é um vê-se-te-havias... E à tarde foi a famosa e tradicional do cross country em Platteville, Boxer Run... Um espectáculo. De boxers (ou melhor roupa interior), portanto. E nada mais. (mas calma, as meninas tinham t-shirts...a maior parte, pelo menos...). Corremos e depois fomos para umas bela de umas cascata tirar fotografias e foi mesmo giro! Até houve uma rapariga (que é americana, mas de origem turca e que me chama Portugal e portanto eu chamo-lhe Turkey...claramente...aha) que tem medo de ratos e que quando estava com mais umas outras numa gruta a tirar uma fotografia viu um...asustou-se e correu...e como é normal no Outono...tudo estava coberto de folhas...a questão é que tudo não era só chão...bem, foi só rir. Ao início ainda pensámos que ela se tinha magoado, mas estava safe and sound, só completamente encharcada. Muito bom! :D

Na quinta feira era o Decade Day mas eu tinha tanta coisa para fazer para as aulas que na quarta à noite não tive tempo de preparar as coisas portanto a versão oficial é esta "What decade are you in?" "Oh, me? I am a caveman...but I'm experiencing some identity problems..." O que acham? Bem jogado...? :p

Na 6ª feira foi um dia ainda mais diferente...! Tivémos horário reduzido porque houve uma Assembly chamada Pep Rally em que todos os alunos (Freshmen - 9º; Sophomores - 10º; Juniors - 11º; e Seniors - 12º) se reuniram no ginásio numa franca manifestação do que é o espírito Hillmen (a nossa alcunha). É impressionante o orgulho que, aqui nos EUA, todos TEMOS na nossa escola! Fizémos milhões de jogos super giros (tudo organizado pelo Student Council) e entre isso e os capitães das equipas de cada desporto a falarem sobre a época, os profs faziam os seus números...hilariante...cada ano fazem uma coisa diferente e desta vez fizeram vários cantores e bandas...bem, não têm noção...o meu prof de Pre-Calc a fazer de Lady Gaga...muito muito bom... E eu também participei num dos jogos.... Claramente que quando me chamaram só tive direito ao primeiro nome...óbvio... Mas foi deveras engraçado. Ora bem, éramos oito pessoas e dividiram-nos dois a dois e cada grupo tinha que representar uma coisa diferente (um filme de terror - que era eu e uma amiga minha -, um jackhammer - desculpem mas não sei traduzir -, um carro de F1 e montar um touro). Tudo muito bem...a questão é que disseram aos outros que nós íamos representar uma ida à casa de banho...sim, sim, gozem, gozem...aha.

Ainda nesse dia e depois do treino de Cross Country, foi o grande jogo de futebol - que ganhámos, oboviously - no campo da universidade aqui do sítio, com a participação da Banda da escola no intervalo e a GRANDE participação dos Seniors para formar a frase "Platteville Hillmen Homecoming 2011 :)!?", escrita com tinta nas suas barrigas.Provavelmente, e se são bons observadores, estarão intrigados com o ponto de interrogação (aka question mark)... Passo a explicar: não havia letra para o português... Mas como o português não queria ficar de fora e se chama Tomás Leitão (o que significa que de vez em quando lhe passam assim umas coisinhas más pela cabeça), resolveu ser um...ponto de interrogação, that's right - branco às pintinhas encarnadas...!. E assim foi (vou passar à frente a parte em que o ponto do ponto de interrogação se encontrava exactamente debaixo do meu umbigo o que significa que...aha). Depois de gritar "Question Mark" em mais ou menos todas as circunstâncias possíveis, tirar fotografias com imensa gente (e quando digo gente refiro-me a elementos dos sexo feminino, claramente) e ter que explicar a todas a razão da dita pontuação, e colar na cara autocolantes a dizer Homecoming 2011, ainda consegui levar de duas criancinhas irmãs de whoever, que engraçaram comigo, e resolveram pegar numa mão gigante feita de esferovite e efectuar o acto de atingir aqui o ilustre de maneira bastante significativa...pirralhas...eu devo ter cara de peluche com certeza... Bom, a verdade é que me diverti e à grande...! Apanhámos (eu e o Mateo) uma grande boleia da minha amiga Jaxin, com música mais que aos altos berros (se é que isso é possível), e por volta das 10 estávamos em casa (é tudo muito cedo aqui...). Mas ainda bem...! É verdade que tive uma "noite" fantástica mas...no dia a seguir às 5 tinha que me levantar por causa de um meet de Cross Country...!

Percebem agora por que é que não escrevi antes...?

Mas amigos: " Mais vale À tarde do que nunca".

To be continued...

4 comentários:

  1. Mas que actividade! Giríssimo! Apesar do ponto do dito ponto...Ha!HA! HA!
    Fico à espera do "to be continued" ...em português.
    P.S. Não estão mesmo a ver a parte de tirar fotografias com imensa gente, leia-se meninas...É que deve ter sido com todas as meninas da Escola e mais umas emprestadas das escolas ao lado! Este portugês é mesmo un alien...

    ResponderEliminar
  2. Conclusão não fazes nada para além das festas, dos jogos e das tangas (ou togas).
    Quanto á parte das tangas,está enganado de não existir nada em Portugal semelhante...é que para o ano vamos passar o ano de tanga..mesmo, mesmo

    JRabbit

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. AHAHA...só mesmo tu, Zé...andamos com piadinha...! :)
    grande abraço

    ResponderEliminar