Relato deveras ilustrativo e quiçá pormenorizado de uma estadia de exactamente 9 meses, 16 dias, 6 horas, 56 minutos e um número sem dúvida interessante de segundos e seus submúltiplos nos arredores da bela cidade de Platteville do 30º estado dos pequenos e nada importantes para a economia mundial Estados Unidos da América - Wisconsin - com recurso às mais diversas ferramentas de informação, comunicação e tal, de modo a transmitir, informar acerca de, comunicar, contar, dar a conhecer (e outros sinónimos destes últimos), da melhor forma possível e sem cometer falácias que prejudiquem a inteligibilidade do texto, as peripécias de um jovem português exilado num programa de intercâmbio cultural.

ou (traduzido por miúdos)

Coiso.

ou ainda (traduzido por miudinhos mesmo mesmo piquenos)

O meu (espantástico) ano nos EUA!!


terça-feira, 6 de setembro de 2011

Domingo, o dia...em que comi mais até agora

É verdade...tudo começou muito calmamente...um dia como todos os outros...mas algo terrível aconteceu...HAVIA PRATOS A 3$ EM MADISON...

Que horror..não têm pena de mim...? Pois... Mas é que o dia não começou assim...

Às 7h34 lá estou eu todo lindinho a levantar-me para ir à Missa...preparo tudo...tenho o croqui...e vou-me embora...mas (e isto lembra-me um país meu conhecido...) as estradas estão mal sinalizadas e eu, que tinha que apanhar a 2nd Street, passei-a...sem saber, claro...andei mais um bocado e começou-me a parecer que já estava a andar de mais...resolvi então virar para uma outra rua...ou será melhor não...? Vou continuar em frente...! Mas em frente só se vêem montanhas e nada de cidade...

Bom, naquele entroncamento havia uma igreja qualquer protestante (uma das 342 mil que existem nesta cidade)... Ainda estava naquela do vou lá perguntar, não vou... A verdade é que apareceu um carro e fui lá perguntar...estava a meia milha da outra rua...mas, segundo o senhor, mais valia virar ali que chegava mais depressa...qual quê...passados para aí 20 minutos (e onde é que já ia a missa) aparece-me outra vez o tal senhor... "Ah e tal...se calhar por aqui é muito longe..." E eu já a afinar com ele...raios o partam que mais valia ter voltado para trás...e depois disse que me levava...mas as regras da minha organização proíbem-nos de apanhar boleia...e então comecei a fazer aquela conversa do "Não se preocupe...! Mas o que é que são mais 2 ou 3 km para um ovem como eu...? Nada...! Absolutamente nada." "Não, deixe estar...! Eu até tenho que andar para abater uns quilinhos...!" "Sim, sim, é uma maneira de conhecer a cidade, sim..." Mas estava com tanta vontade de dizer que sim (as minhas pernas nunca mais me falam depois desta...)... Ah e antes disso ele já me tinha perguntado e eu tinha acabado por dizer que ia para a igreja Católica e "vem ele pra mim e diz" (lol): "I'm from that church over there but I'm no threat for you...!"... Coitado, só queria ser simpático...ma eu não podia mesmo e num golpe de coragem, força e determinação (ok, agora estou a exagerar) disse que não...e lá continuei feliz e contente qual Capuchinho Vermelho em direcção à casa da Avózinha...a saltitar portanto...e a tirar fotografias a todos os sinais de trânsito que encontrava ( e isto é verídico).

Resumindo e concluindo cheguei à Saint Mary's Church 15 minutos antes de acabar a Missa...e á conheço basicamente a cidade toda tal foi a volta que fui dar... Apesar do pouco tempo, posso-vos dizer que o senhor Padre é um "pouco" chato e que não se percebe nada do que ele diz (é hispânico e fala um inglês macarrónico...yhummy...agora lembrei-me do mac&cheese que comemos a seguir...eheh). 

A seguir fui a correr para assistir ao serviço Baptista (não é Luterano como eu pensava) da minha família e perguntaram-me 3 (grandes) vezes se eu estava na faculdade...ah pzé...Bom, aquilo é estranhíssimo...lá tem umas orações pelo meio em que toda a gente se inclina e fecha os olhos mas começa com uma guitarra semi-acústica e um baixo a dar um granda espectáculo...e o da guitarra é o Pastor...que está de camisa e calças de ganga...depois lê-se o Evangelho e ele fala, fala, fala (ah e antes disso manda-se as crianças embora - vão ter aulas de Bíblia)...mais umas oraçõezitas (que não estão escritas, é tudo da cabeça do Pastor ou de outras pessoas presentes) e depois "You're dismissed, God bless you" e está feito. Além disso fizeram o equivalente ao nosso Baptismo - recomendaram uma criança a Deus - mas ele frisou que aquilo não tinha nenhum intuito de Salvação, era só para os pais prometerem que iam educar a criança na Lei de Deus...

Anyway, as pessoas são super simpáticas e cumprimentam-se todas umas às outras no final da celebração e são todas muito participativas na vida da igreja (se calhar devíamos aprender com eles...).

E agora vem a parte da comida...Para almoçar, eu, os pais e o Jon fomos ao Taste of Madison que é uma espécie de festival ou feira, como queiram, que reúne muitos dos restaurantes da cidade (de todos os tipos e de várias nacionalidades) na praça central do Capitólio (que é estupidamente IGUAL ao de Washington). Demorámos imenso tempo a chegar - são cerca de 160 km - mas comi tanto...comecei por comer Cheese Curds (a tais bolinhas de queijo fritas tradicionais) mas com paprika e mil vezes melhores que as do outro dia...depois lá foi o tradicional mac&cheese com um ring Bologna (não me perguntei o que é que eu não si, mas que é bom, é...!)...depois experimentei a Brat (salsicha) com Sauerkraut (couve agridoce) - ambos típicos do Wisconsin, mas de origem alemã (a comunidade europeia que se estabeleceu neste estado foi a alemã/nórdica)...a seguir comi costeletas com molho barbecue...a segui comi um churro da venezuela...e por fim um belo geladinho para envolver tudo...q bom! (claro que isto teve sequelas mas...não vamos falar disso).

E lá estávamos na praça do Capitólio...e porque não visitá-lo...? Let's go...e é bem giro, todo em Mármore, com mosaicos a representar a Sabedoria, a Justiça,  o Governo e a Legislação...depois eu ponho as fotografias (que são do telemóvel do pai...a máquina ficou sem bateria...Boooa Sam...).

Quando saímos estava a dar música Country que eu ADOREI... -.-...quer dizer, não é assim tão má...

E finalmente fomos buscar o carro para voltar. Já cá, estive a noite toda à espera do jantar...e ele acabou por não aparecer...não percebi, mas pronto... (mentira, percebi...: quando eles almoçam tarde (tipo 15h), não há jantar...).

À noite eu e o James acendemos uma fogueira no frontyard (woow), pusemos umas cadeirinhas e lá estivémos com a Juanita e o Jon a fazer enigmas...foi uma noite super agradável e o céu estava espectacular ( o James montou uma tenda e acabou por dormir lá fora).

Aqui fica um dos enigmas para vocês:
"Um homem entra num bar a correr e pede um copo de água. O barman aponta-lhe uma espingarda e o homem agradece e sai feliz, sem o copo de água. Por que é que ele queria o copo de água e por que é que sai feliz sem ele?" Esta é para pensar...

No final do dia estava a morrer...aquela caminhada até à igreja matou-me...mas my friends " What a man's gotta do, a man's gotta do".

Fiquem bem.

P.S. - Amanhã já tenho escola portanto não posso ficar até tarde a contar-vos o dia de hoje. Depois trato disso.
A pedido de várias famílias que exigem ver as caras dos membros da minha família e não só as suas..."retaguardas"...digamos assim (também não percebo o que é que têm contra as retaguardas dos senhores mas ok...)...amanhã quando puser o resto das fotografias, vou tentar pôr algumas deles...

2 comentários:

  1. O homem estava com soluços... assusta-se com a espingarda, acabam os soluços e ele sai agradecido.

    Bjs CV

    ResponderEliminar
  2. ehhh...fogo assim n tem piada...mas olhe...parabéns..eu n cheguei lá... :b

    ResponderEliminar