Relato deveras ilustrativo e quiçá pormenorizado de uma estadia de exactamente 9 meses, 16 dias, 6 horas, 56 minutos e um número sem dúvida interessante de segundos e seus submúltiplos nos arredores da bela cidade de Platteville do 30º estado dos pequenos e nada importantes para a economia mundial Estados Unidos da América - Wisconsin - com recurso às mais diversas ferramentas de informação, comunicação e tal, de modo a transmitir, informar acerca de, comunicar, contar, dar a conhecer (e outros sinónimos destes últimos), da melhor forma possível e sem cometer falácias que prejudiquem a inteligibilidade do texto, as peripécias de um jovem português exilado num programa de intercâmbio cultural.

ou (traduzido por miúdos)

Coiso.

ou ainda (traduzido por miudinhos mesmo mesmo piquenos)

O meu (espantástico) ano nos EUA!!


domingo, 4 de setembro de 2011

Getting to know...

Ontem o dia começou com mais um banho de informação...daqueles de imersão...litros e litros...

A minha mãe é muito simpática e avisou-me logo que era super directa...alguma coisa que ela achasse que estava mal, dizia logo...e esperava que eu fizesse o mesmo the other way around...e que se não me estivesse a sentir bem que dissesse e etc. etc...

Mas tenho-vos a dizer que estou muito desiludido...os Golden Grahams de cá são iguais aos de lá...bom, as coisas que um homem descobre depois de emigrado, an...?

Falámos sobre os 6 filhos dela...e sobre o Natal...e o Thanksgiving...e o sítio dos copos e pratos e talheres....o que não tem nada a ver mas lembrei-me agora...e isto é tudo muito natural...! Comem frutinha e verdes...e a maior parte é de cá da quinta...! E fazem doces de vários frutos e cereais (apesar de terem uma dispensa para aí com vinte pacotes de 30 variedades diferentes de cereais...is that even possible?).

Ah é verdade... Só vivem dois filhos cá em casa: o James de 18 anos e o Jonathan de 26 anos. Além deles vive a mulher do Jonathan, a Juanita, que é colombiana, e um amigo - o Joel. O pai tem uma empresa que ensina pessoas pobres de países menos desenvolvidos a criar e manter plantações de soja e por isso passa a vida a viajar entre a Ucrânia, Moçambique e a Tanzânia. A mãe é 'dona de casa' (nunca percebi este nome...quer dizer...e se tiver sido o marido a entrar com o dinheiro...?) e homeschoolou os filhos todos (eles não aceitam o evolucionismo, by the way; e sim, já discutimos isso...).

Fomos à escola e aquele sentimento de entrarem e terem 1000 olhos em cima de vocês, tipo "who the **** is this guy?", sendo que o **** stands for "hell", claro...o que é que achavam que era...?

Lá falei com a counselor escolhi as minhas disciplinas...o horário é TODOS OS SANTOS DIAS igual...vai repetindo portanto...(não sei se prefiro a 3a ou a 2a ou será que prefiro a 6a? -.-) No segundo semestre vou ter Stregnth Training eheh...ninguém me vai conhecer quando eu chegar...

Bem, depois dei uma volta pela escola com um jogador de futebol americano com mais 50 cm do que eu chamado Jash (e com nomes ficamos por aqui que este é o único de que eu me lembro...) que me mostrou as salas onde vou ter aulas, me apresentou alguns professores e alguns amigos (e amigas...) dele. E falei com  um qualquer chamado Dr. Jacobson (yey outro nome...!)...o que eu não sabia era que este último era o director...quando cheguei ao carro e abri o handbook...fogo...se calhar devia ter sido mais simpático com o senhor...! eheh

A seguir fui a para aí 25 supermercados diferentes (Aldi, Walgreen's , Piggly wiggly, etc. etc.) com a mãe por causa dos descontos daqui e dali e de acolá... e mais 3 toneladas de coisas para eu me lembrar...daquele género: "yeah, sure, don't worry (what did she just say...?)". Chegámos a casa para almoçar TARDÍSSIMO  e estavam todos a  MORRER  de fome...! (eram duas da tarde aha).

E....depois fomos apanhar batatas à horta...vi as plantações todas...são imensas coisas diferentes...e por isso é que é tudo muito saudável cá em casa (sorte, an? e estou a falar a sério)! A mãe faz doce de framboesas e de morango a partir do que colhe, a carne de vaca é das vacas de um agricultor que vive ao lado e que usa os nossos prados, as galinhas...já só as vou ver no prato...e por aí fora...! Ah e também há cães...

Mas esses não são de comer...acho eu... A Golden Retriever chama-se Ginger e tem 13 anos (13x7...do the math), é velhinha... O Coker Spaniel é um excitadão do pior e chama-se Moses (Mo, para os amigos). E o Blue Heeler/Husky chama-se Taylor e tem quaisquer dois parafusos a menos... Os cavalos vivem ao lado e chamam-se Pepper e Luna.

A seguir veio a Chô Dona Barbara...a representante da organização...e estivémos a falar...blá, blá, blá...e eu dei-lhe uma bandeira de Portugal (como ela pediu) e ela deu-me uma dos States, os dois muito queridos...e um chapéu e uma camisola do Wisconsin...e uns chocolates com manteiga de amendoim lá dentro...claro que eu não revelei o meu segredo...ehe..mas por acaso até se comem bem...

Entretanto falei com os meus paizinhos...e depois para cortar um bocado a cena...fomos todos jogar guitar hero...mais ou menos com todos os instrumentos que existem no jogo...

Ao jantar falámos de...tan tan tan taaaan....feriados...!! Conversa de circunstância, portanto. E o serão foi...bowling! Typically american! Fui dizer olá ao chão ainda algumas vezes (culpa dos sapatos, claro)... Comecei muito mal...tão mal que consegui acumular nas primeiras jogadas a extraordinária quantia de...0 pontos...! Mas para o fim já estava a fazer 2 strikes seguidos e coisas assim...vá lá...

Anyway para primeiro dia foi muito bom!! O problema é tanta informação ao mesmo tempo... Acho que devíamos abrandar...mas já dizia o outro...

"Quem abranda, anda mais devagar".

See ya.

P.S. - Pai...outro é um palavra carinhosa, sim? :)
https://picasaweb.google.com/109832352830540998081/SaiAAguaMorreOPeixeVersaoUSA?authkey=Gv1sRgCNjesaL-0JG0Qw#

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. 1º - Estou aqui a achar muito difícil o rapaz ter mais 50cm que tu... Não serão 5,0cm?! Coitadinho
    2º - Uma autêntica farmville aí por esses lados! Fazem doce caseiro e tudo!! Que bom! Vê lá se mandas um frasquinho para estes lados!
    3º e último - As fotografias tão óptimas!

    Keep having fun!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. poisss...eu n medi..dps pergunto :D
    eheh mesmo...! amanhã vamos fazer sidra...!
    thanks! beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Estou maravilhada com a tua descrição. Tomás, um grande beijo da tua amiga Lídia e a certeza de que irás viver os próximos tempos com muita intensidade. Ir-te-ei acompanhando por aqui. Uma anónima chamada Lídia :-)

    ResponderEliminar
  5. muito obrigado!! espero q sim, espero q sim... :)
    beijinhos!

    ResponderEliminar