Relato deveras ilustrativo e quiçá pormenorizado de uma estadia de exactamente 9 meses, 16 dias, 6 horas, 56 minutos e um número sem dúvida interessante de segundos e seus submúltiplos nos arredores da bela cidade de Platteville do 30º estado dos pequenos e nada importantes para a economia mundial Estados Unidos da América - Wisconsin - com recurso às mais diversas ferramentas de informação, comunicação e tal, de modo a transmitir, informar acerca de, comunicar, contar, dar a conhecer (e outros sinónimos destes últimos), da melhor forma possível e sem cometer falácias que prejudiquem a inteligibilidade do texto, as peripécias de um jovem português exilado num programa de intercâmbio cultural.

ou (traduzido por miúdos)

Coiso.

ou ainda (traduzido por miudinhos mesmo mesmo piquenos)

O meu (espantástico) ano nos EUA!!


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Última Chance 2

Voltei, como prometido. E para começar bem, tenho que vos contar o que me aconteceu logo na 3a feira, 8 de Novembro... Bom, a mim nada de especial, mas a terra ficou branquinha... É verdade - pela primeira vez nevou. E nevou durante todo o santo dia: tivémos cerca de 3 polegadas de neve, o que para esta altura do ano é bastante notável. Também não durou muito...em dois dias a temperatura subiu e a dita derreteu completamente...pena não termos ficado pelo "calor" (e quando digo calor, é entre aspas porque 15º não é calor...também não é frio porque, como toda a gente sabe, o frio é psicológico mas...) - um dos dias desta semana acordei com a feliz notícia de que estavam 17 graus lá fora...Fahrenheit...fazei as contas...aproximadamente -6ºC...que lindo... Infelizmente não havia nuvens. Well, como disse um amigo meu que também cá está emigrado. "A boa notícia é que só vai ficar 40º mais frio que isto".

Mas bom, voltando ao essencial - aquele dia foi mesmo uma granda borrasca (ou blizzard ehe adoro esta palavra). O problema era que o pessoal não estava nem pouco mais ou menos tão entusiasmado como eu e o Mateo, que até fizémos um vídeo para vos informar do sucedido (por razões obscuras, o vídeo encontra-se ainda na minha máquina fotográfica). Havia até quem estivesse com sentimentos de negação...lembrei-me logo do nosso querido Socras (como diria a minha querida avó, referindo-se ao distinto (até de mais) Engenheiro (até de menos) Zé Sócrates, que lá anda nas suas filosofias, a tentar perceber porque é que o Louçã enrola os R's daquela maneira esquisita e porque é que o Tio Paulinho tem os dentes tão branquinhos...) - mas nada havia a fazer, estava mesmo a nevar...! Hooray!! E bolinhas de neve pelas costas abaixo e contra o Mateo e dele contra mim...bom, uma loucura...lol. À tarde ainda tentámos ir fazer derrapagens com um amigo nosso que tem uma pick-up jeitosa, mas já tinham limpo tudo...desperdício de dinheiro, diz a minha family.

Bom, a semana foi normalzinha... Começando logo na 3a feira, tivémos uma apresentação sobre o Shaken Baby Syndrome...pelo nome até dá vontade de rir mas é uma situação bem chata portanto faz favor de não abanar bebés seus psicopatas. Neste mesmo dia tive a apresentação do meu rap de Inglês...não correu lá muito bem, mas olhem...o que é que se há-de fazer...? De 4a feira nem me lembro, para dizer a verdade...(acho que houve um qualquer teste de Inglês) mas sei que na 5a fomos para o auditório ver a Fall Play da escola, que está muuuito engraçada e no concurso das Fall Plays de várias escolas, vai agora para o State level. Em Química fala-se sobre partículas subatómicas...inclusivamente sobre o electrão e a sua illusion of hardness pela sua elevada velocidade...ilusão essa à qual o meu professor chama "The Viagra Theory"...pois...awkward...não, mas as aulas dele são super interessantes - até descobrimos que há um Prémio Nobel da Medicina de Platteville (e que a Universidade daqui, à qual foi doada a medalha, fez o favor de a deitar fora por engano -.-) e que um  dos físicos nucleares responsáveis pela bomba atómica era daqui também (o meu professor perguntou-lhe numa conferência uma vez, um pouco hesitantemente e claro não com o propósito de o provocar, como é que ele dormia todos os dias sabendo dos milhares de pessoas que tinha ajudado a matar... A resposta foi simples: "Ainda hoje penso nisso todos os dias. É verdade que matei muitos, mas salvei muitos mais."). A Coro, e como estamos a cantar a peça catalã, no outro dia a prof. puxou de um mapa da Península Ibérica para mostrar a Catalunha...mas qual Catalunha, qual quê! Saltei e apontei para o meu lindo país! E Viva Portugal!!

Na 6a feira enquanto aí se celebrava o São Martinho, aqui era o Dia dos Veteranos e como a cidade fez uma cerimónia de inauguração de estátuas num dos parques cá do sítio, fomos todos apoiar. Um frio de rachar, é certo. Mas nada que um bom casaco, umas boas luvas e um "barrete" (adoro esta palavra, também) não resolvam, pelo menos em parte. Coincidência, coincidência, foi que na ida (a pé) a falar com a minha professora de Inglês conclui que ela esteve no mesmo hotel que eu no México! O mundo é mesmo pequeno.

Ah e por falar em pequeno, ganhei uns ténis. É verdade - os meus ténis de 10 dólares comprados no Walmart escorregavam muito no chão do pavilhão e então o meu prof. de Team Sports, cujos pés, comos os meus, são pequenos (daí a ligação) deu-me uns dele. Olha - e viva a solidariedade! Muito obrigado Mr. Serres. De qualquer forma vou ter que comprar mais uns ténis, Mãezinha, aviso já. Não é que aqueles velhos castanhos não me dêem jeito mas...aliás, dão mesmo jeito: quando eu tenho dinheiro negativo na conta da cantina e a senhora me diz alguma coisa, simplesmente levanto o meu pé esquerdo, quase já sem sola, e debito "Minha Senhora: olhe para isto, nem tenho dinheiro para comprar uns sapatos novos e a senhora quer que eu pague para comer?! Ai, sinceramente...onde este mundo vai parar..." An? Que tal? Não se assustem...estou completamente a brincar...se bem que de vez em quando até me saberia bem... Nesta semana ocorreu também o "Hug an Exchange Student Day" pelo qual recebi incontáveis abraços de elementos do sexo feminino...e do meu professor de Química e do Director...bom, não podia dizer "Olhe de si não quero."...ficava mal...

Quanto ao musical, cá vai andando - com Dress Rehearsals a começar agora...e com eles os primeiros beijinhos...não é assim tão mau afinal...lol até me estou a habituar :p. Giro também foi que ensinei aos outros principais a famosa dança do Diogo Fernandes - "Shake&Pop" - e agora fazê-mo-la a toda a hora! Ah e noutro dia estava a ensaiar uma música com um amigo meu e a prof. já tinha tocado os primeiros acordes não sei quantas vezes e ele estava na Lua...Finalmente e depois de insistirmos, acordou e vai ele e diz: "What's my first adjective?". Que lindo... A música começa "Crush it! Kick it!!" etc... lindo, Tristan, lindo...

Na noite de 6a feira fui dormir a casa deste amigo dos adjectivos, mas para descrever a noite só mesmo com interjeições (ha! ha! ha! piadinha...). Não, agora a sério. Primeiro, a prontidão com que tratei do assunto com a Joy foi tão espectacular que ela até ficou espantada...e deixou...! Logo depois do ensaio do musical (a que o Mateo assistiu, dissimuladamente, até ser expulso aha) fomos com duas amigas minhas - a Brittany e a Jaxin -  e esse tal Tristan à casa abandonada mas não a encontrávamos de maneira nenhuma e só tínhamos vontade de rir às gargalhadas enquanto eu e o meu colombian brother discutíamos a localização da dita. Quando finalmente o fizémos, estavam demasiados carros a passar para lá irmos...oops... Resolvemos então, e depois de curvas apertadas no Dairy Queen (um fast-food aqui da zona), ir ao McDonald's mesmo à hora do fecho, de modo que acabaram por ter que nos pôr na rua...

Eventually, lá nos dirigimos para o sítio onde eu havia de ficar. Antes porém, eu e o Tristan fomos deixados na casa de um outro "indivídeo", onde ensaia a banda de uns amigos meus, incluindo este. Lá estivémos a ouvir música aos altos berros e a executar toda a espécie de tropelias até que fomos para casa. Mas depois voltámos again para executar mais umas quantas tropelias tal era a vontade de dormir que nos assaltava. Quando finalmente decidimos ir para casa e dormir só me lembro de cair no sofá e...zzzzz...pois...é o que dá...depois de semanas longas... de 7 dias...acontece. De facto acho que o mais significativo nessa noite foi mesmo o episódio do South Park..."Whatever, I do what I want". http://www.youtube.com/watch?v=cIeqRSPgMHw&feature=related

No Sábado de manhã, à excepção da porta da rua que se abriu sozinha e deixou entrar o friol que me acordou, foram todos muito simpáticos para o estrangeiro lá na dita casa. Apesar do "cansacio" havia ensaio de musical portanto lá fomos trabalhar. Ao chegar a (minha) casa por volta do meio dia e meia hora depara-se a minha pessoa com tremendas ocorrências. Pois é...o Mateo estava on his way to Washington, New York e Niagara Falls (com a nossa organização - felizmente que limpou a casa de banho antes...bom...) e o Tomás, que não pôde ir por causa do musical (escolha minha, atenção; e orgulhoso dela portanto escusam de comentar), lá tinha que varrer folhas...outra vez...porque na 6a à tarde já tinha sucedido a mesma eventualidade... Bem, e o trabalhão que não dá varrer as belas das folhas!! Tal é que entrando em casa por volta das 15h30, comi uma buchazita, reservei o dito do couch, comecei a ver os Wisconsin Badgers a jogar e acordei com a escuridão às 19h30. Bela da sesta. E à noite a mesma cena. Tal foi, que no Domingo não havia quem me acordasse... Sorte a minha que havia uma Última Chance para ir à Missa...2, porque havia duas Missas à tarde. Daí o título lindo deste post (diria mesmo mais o post lindo deste título...! ok, estou a delirar, don't ligate :p ). Na 2a começaria o basket às 5h20 da matina...Razão suficiente para efectuar deitagem (como quem deita) bem cedinho.

E como quem não quer a coisa lá arrochei...mas sempre com uma coisa em mente: "Mais vale um pássaro na mão do que nenhum."

Kisses and hugs.

3 comentários:

  1. Olá sobrinho querido!Pelo que vejo os teus dias continuam divertidos e muito preenchidos!Neve,neve!!!Também quero!!Manda fotos...Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hilariante, de novo! Em dia de greve geral, nada como uma boa gargalhada para nos pôr mais bem dispostos...Ainda por cima numa das línguas mais bonitas do mundo e arredores...pronto,ok, na mais bonita!!!
    Com que então até te estás a habituar, huh? Meu malandro!! Juízinho...!
    E já agora, não podiam mesmo esquecer a casa abandonada?! Só cá por coisas...
    By the way, Happy, first, Thanksgiving!!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. okok, eu hei-de mandar :)
    thanks! pois aqui, tmb é greve geral - thanksgiving, ninguém trabalha. ehe :p
    sabe que não Mãezinha lol
    muito obrigado!
    beijinhos grandes Mãe e Tia

    ResponderEliminar