Relato deveras ilustrativo e quiçá pormenorizado de uma estadia de exactamente 9 meses, 16 dias, 6 horas, 56 minutos e um número sem dúvida interessante de segundos e seus submúltiplos nos arredores da bela cidade de Platteville do 30º estado dos pequenos e nada importantes para a economia mundial Estados Unidos da América - Wisconsin - com recurso às mais diversas ferramentas de informação, comunicação e tal, de modo a transmitir, informar acerca de, comunicar, contar, dar a conhecer (e outros sinónimos destes últimos), da melhor forma possível e sem cometer falácias que prejudiquem a inteligibilidade do texto, as peripécias de um jovem português exilado num programa de intercâmbio cultural.

ou (traduzido por miúdos)

Coiso.

ou ainda (traduzido por miudinhos mesmo mesmo piquenos)

O meu (espantástico) ano nos EUA!!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Regresso dos Que Nunca Foram

É verdade, estou de volta!!! E de volta está o nosso adorado Português! E como o bom Português sabe que "o Jarhdinêiro é Jesuiz e ás árvéres somo noizis", aqui fica só para dar um bocadinho de acção à coisa http://www.youtube.com/watch?v=Ye23MaWSPOM.

Ai que saudade que eu tinha...(da Sra. Dona Jacinta...Olhos de Água, remember? eheh que nostálgico que eu estou hoje...). Mas agora a sério, já estava a precisar de escrever na minha língua materna...e paterna...vocês percebem, certo?

Bom, duas semanas atrás (que eu estou muito atrasado...) na 6a feira não houve aulas porque havia uma tal de convenção de professores que depois não aconteceu...mas como o calendário aqui vale mais que mil palavras, não se mudou e nós, felizes e contentes lá fomos para casa mais cedo... Fui então convidado para uma noite de filmes de terror em casa de uma amiga minha mas...como eu gosto de partilhar, auto-convidei o meu irmão Mateo e, depois de algum tempo a tentar convencer a nossa host-mom a deixar-nos ir ("tenho  que falar com a mãe dela e será que ela vai estar lá e..." - será que isto me soa familiar??), lá fomos autorizados e seguimos para casa da dita rapariga (ah, e esqueci-me de referir que a seguir ao meu ensaio para o musical e antes de ir para casa falar com a Joy e buscar o Mateo, eu ela e estivémos meia hora parados na escola à espera que uma outra miúda fosse buscar a chave suplente do carro porque a outra estava em local indefinido...tanta confusão deu origem ao slogan "Don't step on anything"...pois, don't ask...). Bom, a noite foi super engraçada e havia imensa comida ehe. Experimentei uma coisa chamada smore (basicamente marshamllow entre duas bolachas no microondas), o que é deveras gostoso, deixem-me que vos diga. Basicamente era tudo raparigas e eu e o Mateo. Claramente. E com filmes como "The house on the left" e o clássico "Scream", passou-se um belo de um serão.

Na 6a feira de manhã, acordámos (difícil de chegar a esta conclusão..duuh...) e para começar bem o dia nada melhor do que ir trabalhar para o jardim: tirar placas de madeira da horta e varrer folhas... E lá fomos nós... Ao menos sempre fomos presenteados com alguma cultura porque enquanto nós arduamente tirávamos tábuas lá da dita horta, as vacas reproduziam fielmente episódios do Discovery Channel e do BBC Vida Selvagem...é sempre agradável... À tarde depois de descansar e efectuar algum trabalhinho de casa, fui correr. Mas o chili do almoço não estava bem digerido e bom...I mean, mau...eu longe de casa com uma dor de barriga maior que eu...tem muito que se lhe diga... A noite até foi agradável - só eu, o Mateo, o James e a Juanita por cá andávamos portanto: visita ao Walmart, Pizza Hut e KFC; casa; comer enquanto se vê as World Series de Baseball, ganhas pelos St. Louis Cardinals (a única equipa com quem a equipa wisconsiniana perdeu, obviamente - isto é só cólidade); e caminha, que no sábado havia ensaio de musical, as usual.

Sábado o ensaio foi só dança...e correu relativamente bem. Ora quando chegámos a casa, ninguém estava cá a não ser o James. E este nosso bro tinha que fazer uma pizza para a festa surpresa de uma amiga (chamada Lydia - já vão perceber a inimaginável pertinência desta afirmação). E quem melhor para fazer uma pizza que eu e o Mateo (não sei porquê mas ficava bem na frase e o meu Português anda fraquinho...). Basicamente, o James é um preguiçoso e pediu-nos ajuda, mas acabou por não fazer nada....então, nós, num acto de heróica caridade, resolvemos dar tudo o que tínhamos na confecção do dito alimento (lol). Começámos por fazer a massa...e que "massada" que foi... Nós bem seguimos as instruções da Internet mas aquela porcaria continuava mole e peganhenta...a nossa sorte foi que havia uma máquina para amassar, otherwise tínhamos perdido metade da dita durante o processo, tal era a quantidade que ficava nas nossas mãos sempre que lhe pegávamos. Bom, conclusão: o Mateo só dizia "more flavor, more flavor" e ninguém percebia, o James ria às gargalhadas e ligava à mãe para saber onde estavam as coisas na cozinha e eu tentava decifrar a receita porque a nossa impressora não tem tinteiro para aí desde o Inverno passado... Finalmente pusémos a massa a crescer junto à lareira e sentámo-nos a ver televisão...e entretanto chegou uma amiga nossa (Emma Wilson) que nos vinha ajudar a (e agora qual é a palavra...? é carve em inglês mas... oh yes...ehe) esculpir as nossas abóboras de Halloween. Então informámo-la de que estavámos no processo de confeccionar comida italiana, mais especificamente pizza, mas como a massa tinha que repousar durante hora e meia, podíamos ir cinzelar as nossas belas abóboras. E lá fomos. E lá entalhámos. Com a grandiosidade de um Rodin. Depois de gentilmente tirarmos a parte de cima, ainda mais gentilmente tirarmos o interior do fruto (?) e a com a gentileza e precisão de um TIR de 8000 kg desenharmos uma cara fêa na casca da respectiva abóbora, colocámos uma velinha no interior, pusémos a tampa e voltámos para dentro, onde a pizza tinha que ser acabada.

Bom, a massa continuava muito muito peganhenta e depois de eu finalmente dizer "Sim, isto precisa de mais flour, sem dúvida", o Mateo diz "Exactly! That's what I've been trying to say for ages: it needs more 'flavor'!"... Flour Mateo...flour... E sim, acabámos por pôr para aí o triplo da farinha que a receita indicava...os outros já diziam "chega, chega" mas eu apetecia-me gozar e continuava a pôr mais farinha enquanto repetia "more flavor". Lindo. Por acaso até tinha razão, mas pronto... Eventually parámos de pôr farinha e resolvemos estender a massa...mais outra confusão...a dita cuja rompia-se cada vez que a tentávamos estender e ainda por cima nós só tínhamos um recipiente rectangular... e com bordas... Quando finalmente pusémos a massa lá dentro, pôs-se o tomate e depois o queijo...montes e montes de queijo...e eu olhar para aquilo com cara de parvo...e o James a dizer que no Wisconsin tudo tem muito queijo...não nos entendemos quanto ao significado da palavra muito, isso de certeza que não... Por último pusémos o fiambre e mais uns apêndices, sendo que o primeiro estava ordenado de forma a escrever LYD na pizza...por causa da pessoa a quem a dita estava destinada...an, que queridos que nós somos...! A pizza não chegou a ir ao forno aqui em casa - foi levada para o sítio e depois cozinhada mas bom...palavras para quê...foi um êxito...! Claramente...

Ainda durante a confecção, a Emma convidou-nos a mim e ao Mateo para ir a uma tal parada de Halloween em Galena, Illinois...eu estava hesitante"derivado ao" amount de homework que tinha para fazer mas...já tinha recusado um convite desta família uma vez...não ia fazê-lo outra vez...e lá fui. E foi muuuito porreiro. Entre candy, uma maçã caramelizada (huuum...), Feijões Bertie Botts do Harry Potter (não experimentem porque aquilo sabe MESMO ao que diz...eu provei Dirt e...bem, nem me quero lembrar...), muita pizza e a parada que foi espectacular, só mesmo o frio é q destoou... Ao voltar a casa, só me lembro de me sentar na sala a ver o jogo de futebol dos Wisconsin Badgers...acordei era meia noite e meia...as luzes todas apagadas e eu freaking out...acontece.

No Domingo lá fui à Missinha como um bom menino e depois à celebração Baptista e o dia foi de trabalho...se bem me lembro com direito a prolongamento de horas...que bom...a única coisa que me preocupava era o que vestir no dia a seguir...after all: era Halloween. E ainda por cima ia haver uma Costume Party no Musical portanto tínhamos todos que nos vestir a rigor...de fã dos Chicago Bears (a minha equipa de futebol, não podia ir - seria repetitivo porque, não sei se cheguei a contar, mas uma das 2as feiras passadas, como ganhámos, fui vestido a rigor com a camisola do melhor defesa: Urlacher; o problema é que a maior parte do pessoal é fã dos Green Bay Packers e fui importunado todo o dia eheh :p - viva a diferença!!). Depois de muito pensar (e isto é só para não usar "finalmente" outra vez porque não foi preciso pensar muito), resolvi perguntar ao James e ele simpaticamente arranjou-me uma máscara de um monstro esquisito e eu, como não queria ter que pensar em roupa para usar com aquilo, procurei um tipo de letra esquisito na Internet e imprimi um papel com a inscrição "I'm a monster but I'm trying to keep a low profile" - e a Retórica salva o dia, again.

Durante a semana não aconteceu assim nada de especial, pelo menos até 6a feira. Para além da "mascaração" na 2a, que até teve uma certa piada (principalmente quando apareceu alguém vestido de mimo que ninguém sabia quem era e começou toda a gente a ficar cheia de medo ehehe), fui à missa outra vez no Dia de Todos os Santos (fui completamente arrastado para casa de um amigo meu e depois fui com ele - foi estranhíssimo mas...deveras agradável), tive um test de Pre-Calc e um de Biologia, em Inglês começámos a escrever um Rap acerca de um dos contos de The Canterbury Tales, a Creative Writing começámos a escrever uma peça de teatro baseada numa história infantil (a minha é Alice no País das Maravilhas), a POE acabámos o projecto da Power Grid - muito a custo e com muita ajuda que o dito era bem difícil, a Coro começámos a cantar uma coisa em Catalão que é tudo menos bonita, continuamos com Lacrosse em Team Sports e...acho que é tudo...o musical vai indo...devagarinho...

Bem, mes amis, logo vos escrevo mais - agora tenho de ir sleepar. Amanhã first Basketball practice at 5:20...wish me luck...vai ser preciso trabalhar muito mas..."We can't count with the egg on the chicken's butt"...é a vida...Au revoir!

2 comentários:

  1. Halloween? Isto está um bocado atrasado não? (estou a gozar, tens imenso trabalho para fazer como é obvio) Olha, que percurso é que fizeste para aí?

    ResponderEliminar
  2. lisboa-filadelfia-chicago-dubuque (o aeroporto mais perto da minha cidade)

    ResponderEliminar